sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Google cria estratégias para lucrar com o YouTube e com games Site de vídeos terá links 'click-to-buy' com ofertas relacionadas a conteúdo. Empresa

O Google revelou nesta semana estratégias para lucrar com o YouTube e também com games. A primeira delas, divulgada nesta terça (7), é a oferta de links chamados “click-to-buy” para facilitar a compra de produtos e serviços anunciados no site de vídeos. Já a segunda, que deve ser oficializada nesta quarta (8), refere-se ao lançamento de uma versão de testes do serviço Adsense, que vai vincular anúncios a jogos disponibilizados via internet.

“Eles gastaram muito com a compra do YouTube e é algo natural que agora busquem um retorno”, afirmou à agência de notícias France Presse o analista Rob Enderle, comentando a aquisição feita há cerca de dois anos e avaliada em US$ 1,65 bilhão. “O desafio agora é como fazer isso sem assustar os usuários. Será uma transição delicada.”

Os links “click-to-buy” já estão sendo colocados de maneira discreta nos painéis de controle que aparecem embaixo dos vídeos online – essa oferta será feita de maneira gradativa. Dependendo do conteúdo exibido, eles podem oferecer visitas às lojas on-line iTunes ou Amazon.com, por exemplo, que oferecem músicas e filmes.

“Esse é o início da construção de uma grande plataforma viável de comércio eletrônico para os parceiros e usuários do YouTube”, afirmou a empresa em seu site. “Nossa visão é a de ajudar parceiros de todos os tipos de indústrias a oferecer produtos úteis e relevantes para uma grande, porém segmentada, audiência.”

Games

A versão de testes da ferramenta de anúncios para games representa uma extensão do serviço Adsense, que é a principal fonte de lucros do Google. Essa alternativa exibe em uma seção separada da página de navegação (como aquela com resultado das buscas) links patrocinados relacionados a assuntos de interesse do internauta. Quando o usuário clica nesses links, a empresa anunciante deve pagar uma quantia ao Google.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o novo serviço poderá exibir em jogos on-line anúncios voltados a jovens que gostam de esporte e ação, por exemplo. Essas propagandas – que ainda não tiveram data de estréia divulgada – podem aparecer em formato de vídeo, antes do início do game.

“A alternative permite que o Google ofereça aos anunciantes uma nova forma de chegar aos consumidores”, disse à agência de notícias Associated Press Christian Oestlien, gerente de produto da empresa.

* Com AFP e AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário